Sporting x Atletico de Madrid (Uefa Europa League 09/10)

O primeiro jogo do blog é o mais recente que acompanhei, semana passada, entre o Sporting e o Atletico de Madrid no Estádio José Alvalade em Lisboa. Era o jogo de volta das oitavas de final da Uefa Europa League (antiga Copa da Uefa) 09-10. No jogo de ida, em Madrid, houve um empate em 0x0 o que deixou os torcedores do Sporting bastantes confiantes, mesmo enfrentando um grande adversário que conta com jogadores como Sergio Agüero e Diego Forlan. A expectativa de casa cheia fez com que eu agilizasse um ingresso alguns dias antes com um colega de sala que foi até o estádio e conseguiu os bilhetes por 15 Euros, um preço excelente se tratando da importância da partida e dos times em campo.

O jogo estava marcado para as 20hs, mas fui para o estádio bem cedo, por volta das 17 para encontrar o pessoal da minha sala e ver a movimentação lá fora. Peguei o metrô e já no caminho vi alguns torcedores do Sporting que aos poucos foram enchendo os vagões até chegar na estação Campo Grande onde se localiza o estádio José Alvalade ou Alavalade XXI.

O estádio, por sinal, é um capítulo a parte. Considerado pela UEFA como um dos melhores do mundo (recebeu 5 estrelas) foi reconstruido especialmente para a Eurocopa 2004 e tem capacidade para 50 mil pessoas. Dentro do estádio há um shopping (batizado de Alvaláxia) com lojas, supermercado, praça de alimentação e um cinema com 17 salas.

Mesmo cedo já havia bastante gente do lado de fora e as tradicionais barracas que vendem material oficial como camisas e cachecóis, coisa inimaginável no Brasil. Lá fiquei sabendo que logo no começo tarde houve confusão entre os torcedores do Atletico de Madrid que chegaram ao estádio sem escolta policial e tentaram invadir a sala da maior torcida organizada (que em Portugal se chama Claque) do Sporting, a Juventude Leonina, aproveitando que ainda não havia quase ninguém no estádio. Com isso criou-se um clima de guerra ali fora com uma concentração dos torcedores do Sporting, representados pelas três claques do clube (Juve Leo, Torcida Verde e Directivo Ultras XXI), esperando pela chegada dos espanhóis.

Gravei um vídeo tosco acompanhando a movimentação lá fora, a chegada dos espanhóis que se concentraram no metrô, a confusão e como não poderia faltar o papelão da polícia. Estou acostumado com a truculência dos policiais brasileiros, mas é inegável que nos últimos tempos as escoltas são na maioria das vezes excelentes, não deixando qualquer brecha para confusões. Mas aqui eu não entendi a estratégia da polícia que criou um cenário perfeito para a confusão que rolou lá fora: primeiro eles concentraram cerca de 2.500 torcedores do Atletico de Madrid na estação de metrô ao lado do estádio, depois varreram todos os torcedores do Sporting que estavam do lado de fora obrigando com que todos subissem as escadas e ficassem no alto esperando a entrada dos espanhóis que foram então conduzidos pela polícia no meio dos torcedores do Sporting até o portão onde entraram. Lógico que isso daria merda e logo de cara os torcedores do Sporting foram pra cima dos espanhóis e da polícia atirando pedras, bombas e tochas, em uma confusão que durou pelo menos uns 15 minutos. Enquanto os portugueses brigavam com a polícia, os espanhóis ficaram isolados no meio da rua e nessa hora voavam pedras e garrafas de todos os lados. Quando a polícia finalmente conseguiu conter as claques do Sporting os espanhóis puderam entrar no estádio e nessa hora quem se deu mal foram os torcedores comuns do Sporting, famílias que estavam na fila para entrar no estádio e foram varridos pela polícia para que os espanhóis entrassem rapidamente.

No meio da confusão acabei me desencontrando dos meus amigos e fui procura-los no shopping. Ali aproveitei para dar uma olhada na loja oficial do Sporting que fica no interior do estádio.

Após reencontrar meu amigo, pegar o ingresso, enfrentar uma “fila” de dois minutos com direito a uma breve revista policial, finalmente entrei no estádio. Fui direto para o terceiro piso e com toda a confusão faltava cerca de meia hora para o jogo começar, mas o estádio ainda estava vazio já que na Europa há lugar marcado e por isso o pessoal deixa para entrar faltando cinco minutos para o início da partida.

Vale destacar a bela festa das claques do Sporting, principalmente da Juventude Leonina que é a principal e mais antiga delas. Momentos antes das equipes entrarem em campo a Juve Leo, como é chamada, abriu uma bandeira de Portugal formada com barras verdes e vermelhas e duas faixas com os dizeres “Reviver Aljubarrota” e “Triunfar na Europa”, fazendo menção a Batalha de Aljubarrota em 1385 quando tropas portuguesas de Dom João I lutaram e venceram as tropas espanholas.

Mas quando a bola rolou o Atletico de Madrid foi logo pra cima e não demorou para abrir o placar com um gol de Agüero. Liedson empatou para o Sporting, mas aí Agüero fez outro golaço. No final do primeiro tempo Anderson Polga empatou novamente para o Sporting, deixando o jogo em aberto. Após um primeiro tempo emocionante, pensei que o segundo tempo seria também incríve com o Sporting indo para cima, mas foi um pouco mais morno do que imaginei e o jogo ficou nos 2×2, classificando o Atletico de Madrid para alegria dos seus 2500 torcedores que estavam bem ao lado de onde fiquei.


Há de se elogiar a atitude da torcida do Sporting que reconheceu o esforço e a raça do time e aplaudiu muito a equipe no final da partida. Igualmente bacana foram os jogadores do Atletico que assim terminado o jogo foram comemorar com seus torcedores como mostra o vídeo que gravei.

No final foi tudo tranquilo, peguei o metrô e mesmo com mais de 45 mil pessoas não houve qualquer tumulto na estação e cheguei em casa em pouco mais de meia hora. Durante o trajeto conversei com alguns torcedores do Sporting que estavam tristes pela derrota, mas felizes pela garra demonstrada pelo time que nos últimos anos não tem tido o que comemorar, amargando resultados apenas razoáveis no Campeonato Português e na Europa League.

Esse jogo mostrou que mesmo com todo a estrutura do futebol Europeu ainda há muito o que melhorar, principalmente com relação ao preparo da polícia. Ao mesmo tempo é a prova de que a rivalidade por aqui é grande, lembrando confrontos entre equipes Brasileiras e Argentinas na Libertadores. E para quem pensa que na Europa todo mundo assiste jogo sentado e ninguém briga taí o vídeo da TV portuguesa…

Anúncios

3 Respostas para “Sporting x Atletico de Madrid (Uefa Europa League 09/10)

  1. bela iniciativa! gostei bastante do blog, principalmente por ter material próprio. vou colocar um link no meu e indicar para amigos. espero pelas próximas atualizações! abraço

  2. Valeu gabriel. Como eu disse seu blog foi uma das inspirações para começar isso aqui. Continue o excelente trabalho. Abraço

  3. Not bad article, but I really miss that you didn’t express your opinion, but ok you just have different approach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s