Hillsborough (Sheffield Wednesday FC)

Primeiramente gostaria de agradecer o apoio que recebi, pensei que só eu e mais meia dúzia de amigos leriam o blog e a recepção foi acima do esperado então tentarei manter sempre atualizado. Contribuições também são muito bem-vindas e nos próximos dias a primeira já deverá ir ao ar com uma viagem acompanhando um time brasileiro na Libertadores 2010 (aguardem!). Aproveitem ainda para comentar, fazer críticas, sugestões, etc.

Entrada da sede/escritório do Sheffield Wednesday

Entrada da sede/escritório do Sheffield Wednesday FC

Como disse no primeiro post além das resenhas de jogos pretendo colocar aqui também visitas a estádios de futebol. E para começar o post de hoje é sobre um rolê no estádio do Sheffield Wednesday, o mítico Hillsborough, em Novembro do ano passado.

Para explicar como fui parar em Sheffield, na Inglaterra, vou voltar alguns meses no tempo até Abril de 2009. Tenho um amigo inglês, fanático por futebol e torcedor do Sheffield Wednesday que veio passar férias no Brasil e aproveitou o rolê para ver alguns jogos de futebol. Não lembro ao certo quais jogos ele foi, mas viu um clássico no Rio entre Flamengo e Botafogo no Maracanã e um jogo do São Paulo no Morumbi pela Libertadores. Como a viagem dele coincidia com a reta final dos estaduais falei para ele vir para Belo Horizonte justamente no fim de semana da primeira final do Campeonato Mineiro de 2009. Bom, não vou comentar sobre o jogo em si, mas meu amigo saiu maravilhado do Brasil com as festas no estádios, as torcidas e a diferença brutal que existe em todos os sentidos entre o futebol brasileiro e o inglês. Ele me disse que retornaria a hospitalidade quando eu fosse a Inglaterra e me levaria a um jogo do Sheffield Wednesday.

Então em Novembro do ano passado fui até lá, mas as datas da minha viagem não coincidiram com nenhum jogo do Sheffield Wednesday e para não passar em branco ele perguntou se eu não gostaria de conhecer o estádio do time. Lógico que animei e combinamos que eu pegaria um trem de Londres até Sheffield para dar um rolê. Uns dias antes ele ainda me enviou um email falando que tinha conseguido ingressos para vermos um jogo do grande rival do Sheffield Wednesday, o Sheffield United, jogando contra o Newcastle pela segunda divisão da Liga Inglesa, mas isso será comentado em algum outro post.

O Sheffield Wednesday é um time bastante tradicional,fundado em 1867, porém não tem tido sucesso nos últimos anos e tem passado a maior parte do tempo na segunda divisão. Ainda assim é uma equipe bem-estruturada, com muitos torcedores e um dos estádios mais famosos da Inglaterra. Infelizmente Hillsborough ficou conhecido pelo mundo como o palco de uma tragédia em 1989 quando 96 torcedores morreram em um jogo pela semifinal da F.A Cup entre Liverpool e Nottingham Forest. Anos depois, chegou-se a conclusão que as principais causas da confusão foram a superlotação do estádio e má organização. Para quem quiser saber mais sobre o episódio há um texto no blog Luz, Câmera, Gol.

Vista aérea de Hillsborough

Plano/Acesso ao estádio

Deixando a tragédia de lado, meu amigo que é sócio do Sheffield Wednesday há alguns anos, ligou no departamento de marketing e agendou a visita que seria acompanhada por um funcionário do clube. Chegamos lá e fomos direto a sede/escritório do clube que funciona dentro do próprio estádio. O funcionário nos recebeu e seguimos direto para o interior do estádio que foi construído em 1899. É impressionante pensar como um estádio com mais de cento e dez anos está bem conservado e ao mesmo tempo mantém todo aquele aspecto tradicional dos estádios antigos. Por mais que eu admire os projetos modernos dos estádios atuais, não há nada como os antigos e tradicionais, principalmente os que têm esse estilo inglês.

De lá para cá o estádio passou por várias reformas/ampliações e o grande projeto do clube visa a Copa de 2018 que a Inglaterra é candidata. Hillborough será um dos estádios selecionados caso o país seja escolhido e sofrerá uma reforma mais drástica para se adequar às exigências da Fifa.

O estádio hoje tem capacidade para 39.812 expectadores,todos sentados, mas como eu disse conserva bem o estilo tradicional dos estádios ingleses. Durante a visita foi possível subir na “arquibancada”, conhecer o interior do estádio e ir até o gramado para tirar algumas fotos.  Alguns dias depois meu amigo enviou um link do blog oficial do Sheffield Wednesday, comentando sobre a nossa visita. Vale destacar a atenção e receptividade dos funcionários do clube, que além de proporcionarem o passeio gratuitamente nos deixaram conhecer todos os locais e tirar fotos sem qualquer restrição.

Após a visita ao estádio fomos ao centro de treinamento do Sheffield Wednesday em outra parte da cidade onde mais uma vez fomos bem recebidos pelos funcionários do clube. Vimos um pouco do treino e no final conversamos com um jogador, também da seleção da Jamaica, que curiosamente me disse que sempre passava férias no Brasil. Como recordação comprei uma camiseta do clube e levei para casa junto com a simpatia pelo clube. Espero voltar até Sheffield para ver um jogo da equipe em Hillsborough.

Anúncios

9 Respostas para “Hillsborough (Sheffield Wednesday FC)

  1. maneiro, da hora o estadio e a estrutura que os times da 2. diviao tem na europa, tive no corre da minha passagem esses dias, mas hj ainda te mando a parada
    sorte ai

  2. valeu! to esperando

  3. O passado do futebol inglês é algo magnífico. Pena que o futebol do mundo todo e, não só o da Terra da Rainha, está se vendendo. Boa matéria.

  4. Fala, cara!

    Antes de mais nada, obrigado pela visita! O que acha de fazermos troca de links?

    Sobre o post: sensacional, cara. É impressionante como estádio de times de divisões inferiores na Inglaterra são mil vezes mais cuidados do que estádios de times de ponta do Brasil. Esses estádios com ar antigo são demais, minha vontade é um dia conhecer o Craven Cottage, estádio do Fulham.

    Parabéns pelo post!
    Abraços!

  5. Valeu João, realmente o “futebol moderno” com seus ingressos caros, proibições de festas, elitização total do futebol é uma realidade cada vez mais presente.

  6. Opa! Já coloquei o link aí! Pois é, a estrutura de um time da 2a divisão inglesa é melhor do que a dos maiores clubes do Brasil… acho que só a grana da televisão deve gerar mais dinheiro do que a receita total de um clube brasileiro.

    E semana que vem coloco um post com a resenha do Fullham x Shakhtar em Craven Cottage mês passado.

  7. ” vir a bh ”

    voce é cruzeirense ou atleticano? ou mesmo americano? fiquei curioso, pois sou atleticano, hahahah

    bom site, continue o bom trabalho, abraços.

  8. Sou de Belo Horizonte e Cruzeirense, mas tento deixar o bairrismo um pouco de lado no blog haha

    valeu!

  9. Não acredito que você foi parar no estádio do time de futebol que meu namorado torce! Ele é louco pelo Wednesday, e está torcendo pro Cruzeiro aqui em BH por causa das cores azul e branco rs. Se estiver no Brasil, contacta aê no fb Andrew Gladwin o nome dele. Estaremos aqui até maio 2012. Daqui iremos pra lá, onde ele com certeza vai me arrastar para Hillborough! rs Até mais, valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s