Belenenses x FC Porto (Campeonato Português 09/10)

Em uma pacata final de tarde de domingo em Lisboa peguei um ônibus até o bairro do Belém para ver o jogo entre o Belenenses e o Porto pelo Campeonato Português. O Belenenses é uma destas equipes tradicionais e simpáticas porém decadentes assim como no Brasil há o Juventus em São Paulo, Bangu no Rio e o America em Minas Gerais. Times que ganharam títulos importantes em um passado distante e hoje, diante das adversidades do futebol moderno, lutam para competir entre os grandes.

Esta foi a segunda vez que fui a um jogo do Belenenses (a primeira contra o Sporting há algumas semanas atrás) o que significa um passeio por um dos bairros mais tradicionais e belos de Lisboa, o Belém. É nesta região, distante cerca de 20 minutos do centro, e às margens do rio Tejo que localiza-se a Pastelaria do Belém, casa do famoso pastel de belém que é bem conhecido no Brasil. Na região há vários parques, praças e museus e fica lotado nos finais de semana. E em meio a tudo isso há o estádio do Restelo, a casa do Belenenses.

Vista externa do Estádio do Restelo (wikipedia)

Construído em 1956 e com capacidade para 30 mil espectadores, o estádio é bem simples e tradicional, principalmente se comparado aos do Benfica e Sporting. Porém preserva um aspecto tradicional interessante e talvez pela simpatia do clube e do bairro seja muito atrativo ver um jogo lá. Infelizmente o Belenenses atravessa um péssimo momento e dificilmente escapará do rebaixamento. Talvez por isso o público tenha sido pequeno, não chegando a oito mil pessoas, e a torcida do Porto era a imensa maioria.

Cheguei no momento em que as torcidas organizadas do Porto eram conduzidas pela polícia a porta do estádio. E foi curioso observar como mesmo em um jogo tranquilo como este a polícia preparou uma mega-operação com dezenas de viaturas e policiais que ao invés de organizarem e facilitarem apenas tumultuaram a entrada dos torcedores que ali estavam.

Acabei entrando no estádio minutos antes do início do jogo e fiquei junto a torcida do Porto no setor atrás de um dos gols, mesma área onde estavam os Super Dragões e o Colectivo Ultras 95 que vieram em bom número. Pelo que percebi lá fora havia cerca de 6 ônibus com torcedores vindos do Porto e todos que ali estavam fizeram uma excelente festa, cantando os noventa minutos com muitas bandeiras e faixas. Gostei das músicas cantadas pela torcida e sua organização na arquibancada, principalmente pelos puxadores que comandavam e não deixavam as coisas desanimarem.

Como as chances do Porto de conquistar o campeonato são remotas o principal atrativo para os seus torcedores era a volta de Hulk que esteve suspenso por quase quatro meses após uma briga no clássico contra o Benfica em Dezembro. Parece que o tempo parado o deixou com fome de bola e além de ter marcado um golaço ainda participou dos outros dois que deram a vitória ao Porto por 3 a 0. Muita gente no Brasil acha que o Hulk é bastante limitado, mas para mim trata-se de um excelente atacante.

Tecnicamente foi uma partida apenas regular pela fragilidade do Belenenses que pouco incomodou, mas um excelente programa para uma agradável noite de domingo em Lisboa. Abaixo há um vídeo que fiz para mostrar um pouco melhor como foi o rolê e acabou até aparecendo em um blog português (portugal ultras).

Anúncios

2 Respostas para “Belenenses x FC Porto (Campeonato Português 09/10)

  1. Não é Belenense mas sim Belenenses.
    Cumprimentos

  2. Já corrigi, obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s