Braga x Vitória de Guimarães (Campeonato Português 09/10)

Aproveitei alguns dias de folga para acompanhar três jogos em três dias no último final de semana. Um amigo inglês, companheiro de rolês futebolísticos, veio passar o feriado em Lisboa e o plano inicial era apenas assistirmos Benfica x Liverpool na quinta-feira. Entretanto, quando voltamos do jogo (que será comentado nos próximo posts) decidimos ir até o norte de Portugal para ver o derby Braga x Vitória de Guimarães na sexta e Porto x Marítimo no sábado.

A tarefa mais difícil foi convencer a patroa a ir junto. Outro problema foi conseguir um hotel já que não planejamos nada e era feriado então estava tudo lotado. Acabei ficando acordado até 4 da manhã resolvendo as coisas, mas no final deu tudo certo.

Como o jogo estava marcado para as 6 horas da tarde, em plena sexta-feira, partimos de Lisboa logo após o almoço para percorrer 360 km até Braga que fica bem ao norte do país, quase na fronteira com a Espanha. A viagem foi tranquila, apesar do trânsito lento em algumas partes e acabamos chegando faltando pouco mais de meia hora para começar o jogo. Nas redondezas do estádio era possível ver muita gente com camisetas e cachecóis do Braga e foi difícil conseguir um lugar para estacionar o carro. Fomos andando em direção a bilheteria para comprar os ingressos quando a polícia apareceu, fechando o caminho para que os ônibus com os torcedores do Vitória de Guimarães pudessem passar. Nessa hora eu entendi o que significava aquele jogo, chamado de “clássico minhoco” (por se tratar da região do Minho).

A rivalidade entre os torcedores das duas equipes vai muito além do futebol, é algo histórico já que as cidades ficam a apenas 20 km de distância. Eu já havia ouvido falar sobre esse clássico, considerado um dos melhores de Portugal, mas não imaginava que a rivalidade era tão grande. Estou acostumado com clássicos no Brasil, mas o ódio que pude perceber entre os torcedores de Braga e Vitória de Guimarães é tão grande ou até maior que os principais clássicos brasileiros. Resumidamente, essa rivalidade tem quase MIL anos e confunde-se com a própria história de Portugal, envolvendo o reino, a igreja e disputas por terra e poder. Para saber mais sobre o assunto há um post interessante neste blog.

Enquanto os ônibus com torcedores do Vitória passavam em direção a entrada do estádio (contei pelo menos 15) os torcedores do Braga iam para cima, gritando, atirando pedras enquanto os rivais abriam as portas dos ônibus e enfrentavam. A polícia tentava controlar a confusão e eu no meio disso tudo tentando, ao mesmo tempo, tirar fotos e proteger minha garota. Consegui filmar o momento em que um torcedor do Braga completamente possuído é contido e arrastado pelo seus pais e pela polícia. Só quando todos os ônibus finalmente passaram foi possível chegar até a bilheteria e comprar os bilhetes por 20 Euros.

Com o clima mais tranquilo, pude finalmente observar o estádio municipal de Braga que tinha vontade de conhecer desde que cheguei a Portugal. É um dos estádios mais originais de todo o mundo, apelidado de “A pedreira” por ter sido construído nas encostas de uma montanha. O projeto é tão inovador que conquistou importantes prêmios de engenharia e arquitetura ao conseguir criar uma verdadeira obra de arte. Construído para a Eurocopa 2004, tem capacidade para 30 mil espectadores, e curiosamente só tem duas arquibancadas laterais.

Como se não bastasse tudo isso o jogo em si foi absurdo: quatro pênaltis (3 para o Braga e 1 para o Guimarães) e 4 cartões vermelhos para o Guimarães que terminou o jogo com sete jogadores em campo. O clima tenso no campo contagiou as arquibancadas e quando percebi havia cadeiras voando! Como eu estava na arquibancada superior consegui filmar a confusão que durou quase dez minutos com os torcedores de ambos os times arremessando cadeiras, enfrentando a polícia e cantando ao mesmo tempo. Sendo imparcial tenho que elogiar ambas as torcidas: os da casa, representados pelos Bracara Legion e Red Boys, que fizeram uma grande festa e os visitantes, White Angels, que compareceram em excelente número e cantaram durante os 90 minutos.

Este jogo foi sem dúvidas o melhor que vi desde que cheguei, uma partida com todos os ingredientes necessários. Desde o clima do lado de fora do estádio, a provocação, as confusões, os pênaltis, expulsões e lances polêmicos… um verdadeiro clássico!

Anúncios

76 Respostas para “Braga x Vitória de Guimarães (Campeonato Português 09/10)

  1. Grande trabalho que estas a fazer. Excelente.
    Mesmo sendo Brasileiro (penso eu) tens muita cultura Ultra Portuguesa, gosto de ver que tens material proprio no blog, ainda melhor, nao sendo como outros blog’s que so’ retiram imagens e noticias de outros.

    Continua o trabalho, ah’ vê mais jogos do Braga e pede ai aos teus colegas do Brasil, mais boas historias para contar qe eu agradeço e ajudo.

    Cumprimentos

  2. Olá! vamos fazer parceria?

    Coloca o link do meu blog ae que eu coloco o seu:http://naoaofutbolmoderno.blogspot.com/

  3. Adepto do Braga: Obrigado pelos elogios, sou brasileiro vivendo por alguns meses em Portugal e me interesso bastante pelo futebol daqui.

    Gostei muito de Braga, do estádio e da força dos adeptos. O jogo de sexta foi sem dúvida um dos melhores que já fui até hoje.

    Se puder deixar um email para contacto seria ótimo, pois vou tentar ir até Leiria sábado para ver o jogo e gostaria de acompanha-los mais de perto.

  4. Já adicionei o link, sempre apoiarei a resistência contra o futebol moderno!

  5. Boas companheiro, fico contente que tenhas gostado do ambiente. Embora este ano não tenha sido dos que teve mais gente no estádio, pois apesar de ser feriado na maior parte do país, cá no Minho é dia de trabalho, mas foi um bom derbi.

    Continuação de uma boa estadia por cá, e quando quiseres beber um copo com a malta, é só avisares. Pode ser já no domingo em Leiria, é perto de Lisboa.

    Abraço

  6. Desculpa o erro, é sabado em Leiria.

  7. Acho que esta semana devias vir a guimaraes, espera.se estadio cheio ( 30 Mil ) e a qualidade dos adeptos é muito superor aos de braga .

    acho que tives.te a oportunidade se saber isso .

  8. SCB 1921: Como eu disse no post, gostei de tudo que vi aí em Braga, mas realmente poderia ter sido ainda melhor se estivesse mais cheio.

    E gostaria de ir ao jogo em Leiria, vamos ver se consigo mesmo.

  9. Ricardo: Guimarães está na minha lista desde sempre, confesso que poucas vezes na vida vi adeptos tão apaixonados como os que estavam lá apoiando o Vitoria em Braga.

    Infelizmente fica difícil ir neste domingo pela distância e pelo custo da viagem, mas ainda há tempo até o fim da temporada, vou tentar!

  10. Não vou sequer entrar por ai de quem é melhor ou pior… serão realmente, dois bons jogos para ires ver, em Guimarães porque o presidente deles abriu as portas do estádio, não sendo preciso pagar bilhete para entrar e certamente terá casa cheia e o de Leiria, porque o presidente do Braga pela primeira vez na sua historia ofereceu os bilhetes(8000) numa deslocação, só sendo necessário pagar a viagem, perspectivando-se uma grande invasão…

    Caso realmente vás a Leiria, aparece cedo pelas redondezas do estádio, pois embora as claques vão em “onibus” muitos farão a viagem em carros particulares e poderemos beber um copo e falar de bola.

    Abraço

  11. Sem dúvidas que é um dos melhores jogos de assistir no nosso campeonato por tudo aquilo que envolve, tanto em Guimarães como em Braga o espectáculo é certo, os de Guimarães bairristas por natureza os de Braga cresceram um bom bocado nestes últimos anos com a sua equipe a fazer bons campeonatos.
    VITÓRIA ATÉ MORRER

  12. Quem vai a leiria , vem a guimaraes. é mais uma hora de caminho . e tens o beneficio de o bilhete ser gratuito .
    e teres 30 mil pessoas num estadio .
    ao contrario em leiria encontraras 8 mil bracarenses , e mil leirienses .
    mas respeito a tua opçao, apenas dei a minha opiniao, se tivesse de escolher nao teria duvidas .

    Em portugal, nao há como as gentes de guimaraes . um dia véras isso.

    Abraço

  13. SCB 1921: Realmente é um clássico maravilhoso e que não é muito conhecido no Brasil. Muitas pessoas vieram falar comigo após ler aqui no blog. É bom que as pessoas saibam que Portugal é MUITO mais do que Benfica, Sporting e Porto.

  14. VSC 22: Concordo com tudo que disse: Braga x Guimarães foi o melhor jogo que vi aqui, muito superior a todos os outros, incluindo Sporting x Porto.

  15. Ricardo: O problema não é só a distância, mas o dinheiro de uma noite de hotel, portagens, etc… Não sei nem se consigo me programar pra ir a Leiria, mas vou tentar ir a ambos os jogos.

    Eu não ganho nada com o blog, pelo contrário, só gasto, mas no final acho que tudo vale a pena. Mas seria bom se a grana sobrasse para eu poder ir a todos os jogos que tenho vontade.

  16. Acredito , a tua paixao pelo futebol notasse , senao nao fazias todo este esforço .
    Passa por guimaraes, conhece a cidade , e vai ao estadio ver um jogo acredita que te vais “apaixonar” .

  17. Gostei muito do que postaste aqui!
    Certamente que o estádio estaria cheio, se o jogo fosse a um sábado.Um derby é um derby.Derby sem polemica ou confusões não é um derby.

    Relativamente aos adeptos do guimarães serem superiores aos do Braga isso não acho correcto. Eu já fui ver um jogo do guimarães para o meio dos adeptos do guimarães e senti-me como se tivesse em braga, o tipo de adeptos são identicos.(mas senti-me mal a tar à beira dos adeptos rivais 😀 )Agora que os vitorianos são sem duvida mais fanaticos pela bola, são. Isso vê-se pelos estádios cheios, embora agora estejam a perder muitos adeptos em casa.Acredito que o Braga um dia vai ter adeptos ainda mais fanáticos. Peca é pelo estádio que tem, é muito bonito mas a nivel de condições é Zero.
    Mas enfim uma coisa é certa ,os adeptos do minho são os melhores de Portugal!

  18. como e bom ver gente produzindo material de qualidade sobre futebol. sempre acompanho o blog e ja indiquei e comentei com alguns amigos. ah, e que belo estadio! fotografar torcidas na america latina e otimo, mas tambem pretendo quem sabe um dia clicar os `adeptos` europeus. abraco!

  19. Boas, gostei muito do teu artigo; está espectacular.
    Quanto à ”discussão” sobre os adeptos do Braga e Vitória serem melhores, isso é muito relativo: a paixão que os adeptos do Vitória têm não se resume ao clube: a cidade de Guimarães é um bocado como a aldeia do Astérix e Obélix…são muito bairristas e apaixonados pela cidade, e por consequência, pelo clube. Braga não tem esse ”estilo”, é uma cidade muito mais desenvolvida do ponto de vista industrial e demográfico, o que faz com que não haja essa paixão e fanatismo; com muita pena minha. No entanto, essa ”diferença” tem vindo a descrescer: os adeptos que vão ao estádio são cada vez mais e, sendo Braga das cidades mais jovens da Europa, temos cada vez mais ”torcedores” jovens o que faz com que haja um boa perspectiva do futuro do clube; espero que o SCB tenha adeptos como os do Vitória, nomeadamente a sua paixão (não quero dizer que não a haja, mas apenas que falta ”algo”).
    Refiro também que as condições do acesso ao estádio não sejam as melhores (como deves ter notado), o que afasta muita gente; o estádio do Vitória fica no centro da cidade,e, como esta é relativamente pequena os acessos e transportes são facilitados.
    E sim, este é o ”derby” mais quente de Portugal; não existe tanto ódio entre os adeptos dos 2 clubes…até o Benfica e Sporting que são clubes da mesma cidade não têm tal rivalidade.
    Como referiste, é importante salientar que o futebol português não pertence exclusivamente aos 3 grandes; e o Braga e Vitória são os que mais têm feito para afastar essa ideia.
    Pode parecer estranho, mas sinto carinho pelos 2 clubes. Sou adepto (apaixonado) do Braga porque em Braga nasci; torço pelo Vitória (excepto quando joga contra o Braga, claro) porque 70% da minha família é de Guimarães e é essa ”parte” da família à qual me sinto mais ”ligado”; é realmente estranho…a mesma coisa que um adepto do Flamengo gostar do Fluminense!
    Tenho 15 anos…comecei a assistir aos jogos do Braga assiduamente desde 2001, ainda no velhinho 1º de Maio; nunca vi o Braga chegar tão longe e espero que não seja a única vez que tal aconteça!
    Se quiseres passa por Leiria, em que vão estar cerca de 8000 braguistas a apoiar o seu clube ”contra” uns 800 leirienses; poderás passar também por Guimarães…o ambiente lá é também fantástico (já lá fui ver um Vitória-Braga).
    Cumprimentos e continua a escrever!

  20. Parabéns mano, os posts estão muito bons…

    grande abraço
    Pibe

  21. gostei muito deste artigo, está realmente muito bom!!! como pudes te ver este derby é contagiante!!! até os próprios jogadores se deixam contagiar pelo ambiente, rivalidade, festa, orgulho, alegria e entre outras!!! é simplesmente fantástico!!! o jogo BRAGAxSLB pode ser muito bom (estádio quase sempre cheio devido aos muitos benfiquistas que ha em braga infelizmente), mas o derby minhoto foi e sempre será o jogo da época!!!

    nós braguistas chamamos de espanhois ao guimaraes, e eles por sua vez nos chamam de maroquinos, daí teres ouvido com certeza o o nosso hino nacional (a portuguesa) a meio do jogo!!!

    simplesmente, aconteça o que acontecer, este é o derby mais quente e fantástico!!!

    SAUDAÇÕES BRAGUISTAS!!! =)

  22. Ultras Red Boys Braga

    Simplesmente o melhor derby de Portugal. Não encontras outro com tanta rivalidade.

    Comparando com um também histórico Benfica-Sporting, é possivel ver adeptos das duas equipas juntos na mesma bancada (familia, amigos, e até mesmo desconhecidos) havendo maior rivalidade apenas entre as claques. Num ScBraga-Vitória não é simplesmente possivel isso, pois o ódio/rivalidade estende-se até ao simples adepto/sócio. Costumamos dizer a que um dia que estes clubes se encontrem numa final da Taça de Portugal (nunca aconteceu) a coisa não vai ser bonita, pois o “habitual” comes e bebes no pinhal deixa de ser possivél e irá haver graves problemas de certeza!!

    Apenas tives-te o azar de escolheres um ano em que o derby foi jogado num dia de trabalho ás 18h!! Escandaloso para quem anseia que este jogo chegue. Mas é o futebol que temos em Portugal, onde foi tomado pela comunicação social. Caso contrário, num Sábado ou Domingo, terias assistido a um jogo de loucos, na bancada, pois no campo este já o foi!

    Se quiseres dar um “salto” a Leiria este Sábado convido-te a assistires ao jogo no meio das claques (torcidas) do Braga, Red Boys e Bracara Legion. Prometo que não te irás arrepender.

    Saudações Ultras

  23. Boas, belo comentário.
    Em relação as vindas a Guimarães, é preciso ter cuidado, porque aqui agridem qualquer pessoa que saia do estadio sem identificação (se n tiveres uma camisola ou cachecol estas sujeito a ser agredido) não sabem perder.

  24. Bracarense 95: Realmente um derby de verdade tem que ter polêmica e rivalidade. Se não fosse assim seria apenas mais um jogo.

  25. gabriel: valeu mais uma vez, como eu já disse o torcida me motivou a começar isso aqui. pena que eu sou tosco e não consigo tirar umas fotos como as suas haha abraço!

  26. miranda: obrigado pelos elogios e pelo belo texto explicando mais sobre essa rivalidade. Para mim não tem como dizer quem é melhor, não conheço o suficiente, só posso afirmar que fiquei muito impressionado com o que vi em Braga. Espero poder ver outros jogos de ambas as equipes!

  27. Pibe: obrigado, abraço!!

  28. Braguista 91: concordo com tudo. não fui a um benfica x sporting mas por estes fatores historicos/extra-campo acredito que a rivalidade braga x guimaraes seja a maior de portugal.

  29. Ultras Red Boys Braga: sabias palavras, pude muito bem sentir ali ao vivo tudo que disse em seu comentário. Se com 14 mil pessoas foi daquele jeito, imagino como seria com o estádio cheio!

    Vou tentar ir ao jogo amanhã em Leiria e procuro o pessoal das claques para conversarmos. Abraço

  30. vamos fazer parceria tambem?

    Coloca o link do meu blog ae que eu coloco o
    http://www.snowballjoyrider.wordpress.com
    PLANET BRAGA

    Gosto muito o teu reportagem. O meu blog e em ingles porque tambem seu estrageiro de Irlanda.

    @VSC22 Muito bon palavras de um verdadeiro adepto do futebol.

  31. excelente crónica
    como pudeste ver este é o melhor jogo em Portugal e viste em acção os melhores adeptos em Portugal sejam eles braguistas ou vimaranenses.
    eu sou braguista até morrer e mesmo com toda a rivalidade existente entre Braga e Guimarães de uma coisa estou certo, no Minho moram os adeptos mais apaixonados. um abraço de Braga

  32. Caro Cristiano,

    Convido-o a ir ao site do nosso grupo para conhecer um pouco mais da realidade interna do Vitória. Não é só White Angels, perceberás que existe muito mais do que isso.

    Abraço!

  33. Vim parar a este blog um pouco por acaso e tambem vou deixar a minha opiniao. Sou portista de Aveiro e como tal nunca vi um Braga-Guimarães ao vivo mas como apaixonado por futebol sei que é um derby com muito ódio e rivalidade á mistura. No entanto deixo-te aqui um conselho, se queres ver um clássico em Portugal com todos os ingredientes para fazer parar Portugal por completo vai ver o Porto-benfica da penultima jornada e aí sim vais ver muito ódio e rivalidade. Ambiente que mete medo sem duvida. Até chega a meter impressao o ódio que existe entre os 2 clubes e por consequência entre os seus adeptos.

    Saudações Portistas!

  34. snowballjoyrider: ok! vou colocar o link

  35. José: obrigado pelas palavras e concordo com o que disseste.

  36. Insane: não conheço muito das claques portuguesas então me desculpa, mas vendo o site percebi sim a presença do grupo lá, claro. parabenizo o apoio e dedicação na deslocação e cantando os 90 minutos. Espero ir até Guimarães nestas últimas rodadas.

  37. Ricardo: Já acompanhei 3 jogos do Porto mas apenas contra o Maritimo no Dragão, os outros em Lisboa. Um clássico aí no Porto seria sim outra coisa, tenho pensado em ir mesmo a este jogo na penúltima rodada.

  38. Para o Miranda:

    Mas quem és tu para vir para aqui dizer que Braga é maior e mais desenvolvida que o BERÇO DA NAÇÃO? Ganha juizinho que ainda és muito novinho. A unica coisa que braga tem a mais que guimaraes é comercio e servicos. No resto levas goleada em tudo. Cidades com a mesma dimensão e nº de habitantes, Guimaraes sempre teve mais habitantes o que a fazia a 3ª maior de portugal mas desde que perdeu vizela braga ficou com mais meia duzia de drogados na sua população. Guimaraes muito mais industrial que Braga, com mais e melhores industrias, alias braga é um zero a nivel industrial, sendo mesmo barcelos e famalicao bem mais industrias que a sua capital de distrito. Guimaraes é muito mais cultural que Braga, muito mais bonita, o V.Guimaraes é um clube muito melhor e maior que o braga que apenas tem ficado a frente do vitoria nos ultimos 5 anos, no passado o vitoria sempre ganhou e ficou na frente do braga, basta ver na historia do futebol portugues. Guimaraes tem muito mais qualidade de vida, resumindo, tem tudo melhor do que braga, e são da mesma dimensão, custe o que custar aos mentirosos bracarenses, basta comparar a dimensão com o nº de pessoas.

  39. Com esse nome (Miranda), a roçar o panasca (ser humano bastante usual na tua ciadade da treta – a tal cidade tão desenvolvida que depois vem todos para Guimaraes respirar cultura) não podias dizer coisa realista…

  40. grande trabalho e grandes fotos e videos!!!momentos de um derbie sempre apaixonante,mas não haja duvida que os adeptos do vitoria são unicos!!!os de braga estão a melhorar mas enquanto tiverem o coração com 2 clubes…não vão longe!!!!viram a frase no derbie…nunca na vossa historia sereis como o vitoria!!!

  41. Para o Guimarãessempre:

    Não discuto com idiotas como tu , pois desço ao teu nível e depois ganhas-me com a experiência.
    Com o (pouco) respeito e paleio que usas nem vou perder mais tempo a responder-te.

    Cristiano, não sei se foste a Leiria mas acabei à pouco de chegar e foi um ambiente inesquecível.
    Deixo-te aqui um vídeo para teres uma ideia do que foi o jogo:

  42. Penso que até agora houveram comentários em que as pessoas se respeitaram não deixem que o fanatismo mude isso.
    Sem querer tirar partidos Miranda o teu nível deixa muito a desejar.
    VITÓRIA ATÉ MORRER

  43. De facto o guimaraessempre ou é um ignorante ou simplesmente desconhece por completo a organização territorial de Portugal.Gumarães, cidade bonita, sem duvida. distrito de Braga, cidade lindíssima, comparar a dimensão das duas cidades é ridiculo. A cidade, não me refiro a concelho de braga sempre teve mutos mais habitantes, qualquer uma das freguesias que fazem parte da cidade (freguesias urbanas) tem mais população que Guimarães, a Cidade de Braga tem 150 mil habitantes ao contrário dos cerca de 45 da cidade de Guimaraes, os concelhos sim têm uma poulação semelhante. Guimares cerca de 150mil e braga quase 180 mil. Ao contrário do que tu dizes, braga é muito mais forte na Industria, infelizmente pq as texteis em guimaraes estou a fechar ha vários anos.E me tudo o resto, o que distingue um concelho de uma cidade Distrito (representação politica/serviços/comércio, etc) quanto à cultura parabéns, tiro o chapeu ao vosso presidente, aposta ganha, exelente a programação do Vila flor, vila flor esse onde já fui várias vezes e onde tem sempre dezenas e dezenas de bracarenses a assistir aos espetaculos. Qt ao futebol, somos do mesmo clube, o da nossa terra. Não vou discutir tamanhos de pilas

  44. Para o Candido das mentiras:

    O unico ignorante aqui é o senhor que tenta dar uma imagem irreal das duas cidades. Ate os numeros manipula, pois Guimaraes tem cerca de 163000 habitantes, e braga apenas tem cerca de mais 10000 habitantes ou seja 175000. Não invente sr. “cadid camera” ahahaha. O vosso paleio sobre essas tretas de que Braga é maior e que influenciam as analises já nós conhecemos há muito mas não vos adianta porque todos sabemos que são cidades de dimensão semelhante que competem. Já agora na zona urbana de Guimaraes vivem muito mais do que 45 000 pessoas, mais uma mentira não é? vale tudo para tentar fazer valer a mentira não é?

    PS: Dou a voltinha a braga num instante pela circular, não demora nada. E conheço muita gente do Porto que me diz que Guimarães é maior. Dizem que vão lá e veem tudo num instante, e que em Guimarães até se perdem. E esta hein?
    Desçam á terra que já está na hora.

    PS2: Todos sabemos que esses adeptos em Leiria tem duas cores e só foram porque foi tudo á borlix… ou seja foram numa passeata domingueira enganar o país e mostrar o que não são! Apesar de tudo parabens, pareciam o Vitória, o problema é que não vai durar muito, porque os bilhetes para um passeio por leiria “á pala” deixarão de existir e também porque o Braga apenas luta pelo titulo de 50 em 50 anos. O que quer dizer que quando nºão estiverem a lutar pelo titulo, lá estarão os 3000 ou 4000 braguistas que são o máximo de adeptos só do Braga, e ao lado na melhor cidade minhota, os 20000 ou 30000 de sempre, esteja na 1ª, na 2ª ou na 3ª… percebem a diferença?

  45. Braga é muito maior na industria? Braga não tem industria parolo. Tem apenas meia duzia de construtoras com muita facturação e uma ou duas grandes fabricas de nivel nacional que lhes fazem ter uma facturação maior que Guimaraes, que é uma cidade industrial e com várias industrias, embora no seu conjynto facturam menos que as poucas que a pouca mas importante industria de braga.

  46. Guimarãessempre quem tem telhados de vidro nao devia atirar pedras ao outro. Olhem primeiro pra vocês que tão no fosso e deixem-se de coisas.
    Fiquem com uma humilhaçam pra voces.

  47. Humilhação?ahaha
    Meu amigo, parolos como esse há-os em todo o lado, até mesmo em Guimarães admito, só que em Braga são 95% iguais a esse, e esse aposto que era um tal que estava no estádio da luz, coitado, mora em Famalicão e pensa que é de Guimarães por morar na fronteira entre concelhos, e está dividido porque precisa de vitórias… e como não deixam o Vitória ganhar, tal como em Braga, com 6 ou 7 lances decisivos todos a cair para o mesmo lado o homem lá decidiu ter a tão vossa conecida bi-clubite. Enfim, é de Famalicão, perdoa-se…

  48. Enfim é da china perdoa-s. Fds é bi e é do vosso clube. Kerem pior k isto? lol sois mesmo tristes. Hj empataram tb foi culpa do braga lol k tristeza de gente.

    já agora vai ao vosso forum e ve s nao foi o adepto do teu vitoria ou do teu benfica k escreveu isto:

    Citar
    O dia de hoje é uma enorme HUMILHAÇÃO para todos nós que muito nos deve fazer reflectir sobre o futuro do nosso clube.

    1) a manifestação começou a correr bem e teve muita gente; muito lamentavelmente houve quem decidisse começar a gritar músicas contra outro clube e, inclusivamente, queimaram uma bandeira dos marroquinos… que tristeza e que humilhação para nós…

    2) as portas abertas foram mais um NOJO; não ganhámos o jogo e nem de borla conseguimos encher o estádio… que VERGONHA;

    3) o treinador inventou muito neste jogo… sofremos o tempo todo e no fim acabamos por sofrer mais um penalti muito discutível… NINGUÉM NOS RESPEITA

    4) perante um penalti discutível mas que se aceita, os jogadores voltaram a fazer merd* e perdemos mais um para o jogo do dragão…

    ESTOU FDD.

  49. Já que andais ai cheios de moral a falar em vergonha consola-te ou espuma-te.

  50. Eles sonham em ser como nós...

    adepto de futebol

    Triste és tu que estas escrito num fórum do VSC, jamais me registava num fórum do teu triste clube, a eterna cidade que veste de vermelho mas é de aguia ao peito.

  51. ai tou? mto me contas. Vai ao forum do Braga a ver se nao andam pra lá tristes como tu lol Aguia? já andas a ver coisas tens k ir ao medico e rápido que precisas de óculos de grande graduação.

    Já agora o que transcrevi a cima nao foi mais que um post no vosso forum nao foi ninguem do Braga que disse isso por isso nao percebo a vossa raiva toda. Olhem para dentro e dps atirem as pedras mas enquanto tem telhados de vidro nao atirem nada senao parte

  52. Eles sonham em ser como nós...

    Sim o triste para se ter acesso a esse fórum tem que se estar escrito.
    Humilhação por esse mouro quando a vossa cidade esta cheia disso, que cómico 🙂
    E destas fotos o que dizes?

  53. LOOOOL que tem? ja viste bem a vossa faixa nas maos da máfia? lol que tristeza continua a olhar pra cima. Nós é que somos benfikistas e vós é k sois aliados deles lol

  54. Ultras Red Boys Braga

    O nivel dos comentários estava excelente até aparecer os ressabiados do costume (tanto bracarenses como espanhois..)

    Quando o nivel voltar a subir chamem-me..

  55. miúdos, já começaram as aulas… deixem a merda da net!

    Isto serve tanto para Bracarenses como para Vimaranenses…

    Cristiano, espero que tenhas ido a Leiria, foi muito bom… houve de tudo um pouco 😉

  56. Deixem se de merdas.Aqui a falar de habitantes,tamanho,industrias etc….Ganhai vida pah.

    grande derby portugues,cada vez melhor,quanto mais crescerem os nossos vizinhos melhor é para o futebol,espero é que o crescimento seja para ficar,e nao quando o Braga tiver uma crise de resultados e andar pelos 10º ou 9º lugares,continuem com a mesma “nuance” de assistencias\apoio.

    Boa reportagem deste jogo,parabens,e estas convidado a vir a Guimaraes ver a bola mas nao só,esta cidade nao é so bola,a diferença é que “tudo” vai a bola 😉

  57. Ultras Red Boys Braga

    Grupo MIG concordo e também espero que aquando uma possivel queda do meu clube em lugares que já não estamos habituados esta malta nova que se filiou á pouco pelo nosso clube não se evapore, para bem do Braga, e porque não do Minho? Nós no Minho, Vitória e Braga somos os unicos em Portugal com poder suficiente (adeptos, condições, estruturas, futebol) para contrariar o dominio dos 3 “gordos”, e só temos de elogiar esse facto.

    Espero também que esta fase “menos boa” que o Vitoria esta a passar com assistências mais fracas que o habitual (pus em “” porque ainda assim as assistências são claramente positivas) seja passageira!

    Obvio que a nossa rivalidade nunca deixará de existir, nem deverá, mas posso-te dizer que tenho mais ódio a um lampeão/tripeiro/lagarto de Braga, do que de um Vitoriano. Porquê? Porque um vitoriano apoia o clube da sua cidade, coisa que eu sempre defendi e defendo com unhas e dentes.

    Por isso rivalidade sim, mas com o respeito por quem sofre com o sistema como nós sofremos, dia após dia, ano após ano.

    Saudações Ultras

  58. Não posso com eles enquanto adeptos, na universidade é so ao estouro com os fdp.

    para os imbecis das fotos, aqui vai uma tambem

    e há muitas mais.

  59. SCB 1921

  60. Não ponham o Braga no mesmo patamar do Vitória. Todos sabemos que isso é irreal. O Braga está bem e com uma estrutura de sucesso, mas todos sabemos que o Vitória é já um clube grande, mesmo que com poucos titulos.

  61. Eles sonham em ser como nós...

    Fanático és um palerma, tens aqui mais uma.

    Esta é mais engracada um palerma teve a infeliz ideia de ir a loja do VSC com uma camisola dos bracara para ir embora foi obrigado a sair assim vejam bem a carinha dele.

  62. Mas isso é para enganar quem?
    Achas que tu tens crédito com alguém? és um rato miserável que se anda a servir de mentiras e fotos para defender o seu clube, isso diz tudo de ti.
    Lamento mas o ENORME SCB ta num patamar acima, e vocês tem pouca importância para nós.
    Adeus.

  63. Ganhámos 3-1 ao Leixões. Bom ambiente.

  64. TENS aqui um grande blog !!
    pena é virem os putos e estragar tudo com comentarios estupidos!
    continua com este trabalho qe tens vindo a desenvolver qe eu agradeço , pq ja ganhas te mais um “leitor” do teu blog!

    espero qe tenhas gostado do braga vs guimaraes é um jogo unico em portugal!!

    ps : ta na hora de NÓS (ULTRAS) nos juntarmos contra a merda da bofia , agora todos os jogos existem cargas policiais !! mas nós nao nos rendemos nem nos vendemos , pq? porqe somos ULTRAS independentemente do clube , cor ou religiao!!

    abraço cristiano e continua

  65. Rui SCB21: Obrigado pelos elogios e pelo apoio. Realmente o derby minhoto foi algo unico que presenciei em Portugal. Melhor jogo, apoio, clima, sem dúvida alguma. São dois times que tenho admirado muito e espero que tenham boa sorte.

  66. Nós é que somos biclubistas.
    Ainda a poucos anos chegava a ronda do benfica jogar em braga e viamos o estadio cheio, todo de vermelho e dizia-se assim eh la finalmente o braga encheu o estádio! so que no decorrer do jogo o benfica marcava golo e toda a gente festejava e cantavam glorioso slb e a propria claque do braga nao cantava por ser uma ofensa para com o braga se nao ate esses cantavam.
    Chega cá o Porto, benfica, Sporting ou outro qualquer no maxim traz 5000 e o resto (os 25000) é Vitoriano.
    Mas se vos sentis mais felizes por pensares que nos é que somos os biclubistas, sonhai.

  67. Toda a gente sabe que o vitoria e o benfica sao 2 clubes irmaos…

    quando o benfica vai a guimaraes akilo é uma festa de familia..

    querem provas???

    • Pois, e tu estavas la a fazer o que??? normalmente quando o benfica joga em guimaraes, a estrada nacional braga-guimaraes, tem muito movimento

  68. Já a uns bons anos que só vou a braga apoiar o meu Vitória do Berço da Nação, mas estes dias fui obrigado a lá ir o meu espanto quando chego ao centro da cidade deparei-me com este cenário.

  69. Espanhois metam gelo…

  70. óh marroquino… olha para aqui:

    há dois anos…

  71. braga merda

  72. ESPANHOIS FILHOS DA PUTA.

    SC BRAGA 1921

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s