FC Porto x Marítimo (Campeonato Português 09/10)

Infelizmente foi impossível viajar esse fim de semana para acompanhar os jogos do Braga (em Leiria) e do Vitória (em Guimarães). Além de ter tido aula sábado durante o dia inteiro sairia bastante caro bancar toda a gasolina e pedágios (portagens) sozinho já que fiz o mesmo rolê na semana passada. De qualquer forma agradeço aos adeptos de ambas as equipes que comentaram aqui no blog. Espero voltar ao norte até o final da temporada.

foto tirada logo que entrei no estádio, bem cedo

Continuando onde parei no último post, depois de acompanhar Braga x Vitoria de Guimarães na sexta segui direto para a cidade do Porto onde no dia seguinte teria a oportunidade de assistir o FC Porto jogando em casa contra o Marítimo. Gastei um bom tempo porque o trânsito nas proximidades do estádio em Braga estava horrível e quando finalmente cheguei no Porto acabei me perdendo e dando voltas até achar o hotel.

Dragão pela manhã

No dia seguinte acordamos cedo e fomos direto ao Estádio do Dragão para comprar os ingressos do jogo. Deixei o carro no estacionamento do shopping ao lado (gratuito, fica a dica) e ainda dei uma passada na Loja Azul que fica na parte externa do estádio. Por sinal, é um estádio belíssimo e moderno. Agora que conheço os estádios do “três grandes” de Portugal posso afirmar que é o meu favorito entre eles (estou excluindo o de Braga que é um caso a parte). Assim como o dos rivais, foi construído para a Eurocopa 2004 substituindo o antigo estádio das Antas e tem capacidade para 52 mil expectadores.

O que mais me impressionou na arquitetura do Dragão é a cobertura das arquibancadas que é transparente e as aberturas laterais, conseguindo unir a idéia de estádio moderno ter aquela cara de estádio pré-fabricado que é cada vez mais comum nos projetos atuais.Na bilheteria tentei comprar um ingresso para atrás do gol, local onde a Super Dragões, principal torcida do Porto, fica mas a funcionária disse que não era possível (não sei se ali é apenas para sócios) e acabei pegando um no setor ao lado por 15 euros.

Como ainda era cedo, pegamos o metrô ao lado do estádio e fomos para o centro da cidade aproveitar o tempo livre. Aproveitei o dia para dar um rolê turista, visitando a região da Ribeira, atravessando a Ponte D. Luís I, etc. Porto é uma belíssima cidade que conserva bem sua história e cultura.

Porto (aí até parece que sei tirar fotos)

Voltando ao futebol, chegamos no Dragão ainda cedo já que o jogo estava marcado para às 20:45 e deu para observar o público entrando aos poucos no estádio. Como o Porto ocupa a terceira posição no campeonato o público não foi excelente (26 mil pessoas) mas bom dentro da situação atual da equipe que não vive um grande momento. De qualquer forma muita gente enfrentou a chuva e o frio daquela noite para ver o Porto. Destaque para as claques, Super Dragões e Colectivo Ultras 95, que cantaram durante todo o jogo. Notei ainda um grande número de turistas estrangeiros que estavam ali visitando o estádio e tirando fotos.

A partida que não prometia muito acabou começando quente, pois logo no primeiro ataque o Marítimo marcou. Mas pouco tempo depois o Porto empatou, virou e finalizou o placar em 4×1 com direito a um gol de bicicleta de Falcão e uma boa atuação e gol de Hulk.

Terminado o jogo era hora de pegar estrada e encarar 300km até Lisboa, mas antes paramos para comer e passamos no supermercado para comprar um estoque de energéticos. Entretanto, como a estrada estava bem vazia, a volta foi tranquila e chegamos em casa por volta de 3 da manhã. Foi o final de mais um rolê futebolístico que começou na quinta e só terminou na madrugada de sábado para domingo.

Anúncios

9 Respostas para “FC Porto x Marítimo (Campeonato Português 09/10)

  1. o sector dos super estava com pouca gente,costuma estar o dobro (se o benfas continuar assim e se o porto deixar de ganhar títulos, vamos ver como se vão aguentar os Super, sempre a ganhar é fácil ter a curva repleta. Por isso é que sou Juve Leo, anos a fio sem ganhar e estamos sempre la ). Se o Sporting for ao galinheiro fazer um bom resultado, vou ver o Porto x Benfica e rezar para que o porto ganhe!
    Maior que o meu ódio aos lampiões, só o meu amor ao Sporting!
    Excelente este teu blog, continua com o bom trabalho.

  2. Obrigado! Amanhã estarei lá na Luz para acompanhar Benfica x Sporting. Pretendo passar mais cedo em Alvalade para ver a concentração dos adeptos do Sporting e tirar umas fotos pro blog.

  3. É pena nao teres vindo a guimaraes esta semana!

    Foi lindo .

    Aconselho.te a ver as fotos, e os videos . vao ao blog claques de portugal .

    GUIMARAES ULTRAS!

  4. Vamos ver como as coisa correm amanha! A concentração de adeptos em Alvalade não deve ser tão grande como nos outros anos, pelo facto do jogo ser a uma terça e os ultras fora da região de Lisboa não podem ir ao jogo ( meu caso, com muita mas mesmo muita pena minha)!
    Espero que amanha vejas um bom jogo e que o Sporting faça uma surpresa.
    O Sporting é o nosso grande AMOR!!!

  5. Ricardo: Infelizmente não dava mesmo para ir, mas já vi as fotos e vídeos e realmente trata-se de uma paixão diferenciada. Boa sorte ao Guimarães nesta fase final de campeonato!

  6. Sem Palavras: realmente um derby em dia de semana não consegue ter a mesma mobilização, mas será a primeira vez que verei um Benfica x Sporting e estou bastante animado. A idéia é essa de passar mais cedo em Alvalade, vamos ver se dá certo mesmo! Abraço

  7. Foi perna nao teres vindo , pq se tas a pensar ca vir teria sido o jogo ideal .

    Mas para a semana visitamos o estadio do dragao , vai ser um grande jogo . e mais uma vez mostrar q em portugal somos unicos .

    O QUE NOS MOVE NAO SAO OS RESULTADOS, MAS SIM A DEFESA DE UM SIMBOLO! GUIMARAES ULTRAS!

  8. ricardo dás vontade de rir, lê bem os teus comentários, desejoso de provar a tua tese com frases no minimo engraçadas.
    Mais auto-estima rapaz

  9. SOU FLAMENGO DO BRASIL MAIS GOSTO MUITO DO PORTO MAIS QUE JOGO FOI ESSE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s