Benfica x Sporting (Campeonato Português 09/10)

Ontem pela primeira vez pude acompanhar o derby lisboeta Benfica x Sporting. Historicamente é o maior clássico do futebol português e um dos mais tradicionais de todo o mundo, disputado desde 1907.  É o tipo de jogo que muda a rotina de uma cidade, mexe as pessoas, o clima fica diferente, pois todos sabem que em algumas horas tudo estará dividido entre dois lados.
Infelizmente o derby de ontem deixou a desejar por alguns motivos. Primeiramente, o Benfica é líder disparado e estava nada menos do que 23 pontos a frente do Sporting que ocupa a quarta colocação e já não briga por nada. Outro problema foi o dia do jogo, marcado para uma terça-feira às 20:45 . E finalmente, algo que aos poucos tem se tornado regra nos clássicos brasileiros, a disponibilização de apenas 5% da carga de ingressos para a equipe visitante. Tudo bem que são detalhes, mas no final das contas acaba influenciando.
Ao invés de ir direto para o Estádio da Luz, decidi sair mais cedo e passar na concentração dos torcedores do Sporting no Estádio de Alvalade. Cheguei por volta de 18hs e havia um número razoável de pessoas próximas às salas das três claques do clube: Juventude Leonina, Torcida Verde e Directivo Ultras XXI. Aos poucos mais gente foi chegando e o clima era animado com músicas de apoio ao Sporting e muita “dedicadas” ao rivais. Por volta de 19hs os policiais começaram a organizar o deslocamento entre os dois estádios que seria feito a pé já que a distância é de cerca de 4km.
Os torcedores foram escoltados por muitos policiais e carros, pelo que percebi há uma força especial da polícia que fica responsável para ações desse tipo. Aproveitei para tirar algumas fotos e corri para o Estádio da Luz, pois a minha idéia era conseguir capturar a chegada dos torcedores do Sporting em cima de algum viaduto/passarela. Entretanto quando a escolta com os torcedores se aproximou os policiais não permitiram que ninguém ficasse por perto. Então tive que sair dali e subi as rampas de acesso ao estádio, mas mais uma vez fui “gentilmente” convidado a me afastar e não consegui tirar fotos.Calculo que havia cerca de 2 mil torcedores do Sporting neste deslocamento e muita, mas muita polícia. Talvez devido aos últimos acontecimentos entre Benfica x Porto no Algarve e Sporting x Atletico de Madrid foi montada esta operação de “guerra”, mas não percebi e não tive notícias de nenhum problema.
Uma coisa que me chamou a atenção nas proximidades e até dentro do Estádio da Luz foi a presença de muitos torcedores do Sporting no meio da torcida do Benfica. Isso é algo inimaginável nos clássicos brasileiros onde você nem se quer consegue se aproximar dos torcedores adversários do lado de fora do estádio que fica totalmente cercado e dividido. Achei o clima no geral muito mais “amistoso” do que imaginei. Não sei se foi a tensão e confusão que presenciei em Braga (Braga x Guimarães), mas esse foi sem dúvidas o clássico mais tranquilo que já assisti. Não que isso seja negativo, é bacana ver amigos de ambos os times circulando juntos, uma convivência pacífica, mas acho estranho já que de onde eu venho clássico é sinônimo de guerra.
Quando entrei o estádio já estava lotado, 60 mil pessoas, e o clima era de festa entre os torcedores do Benfica. Diferentemente das outras partidas que acompanhei da equipe (contra Everton, Nacional e Liverpool) ontem os torcedores pareciam muito mais animados e cantaram bastante. Há de se destacar que os torcedores do Sporting também não pararam, principalmente no primeiro tempo quando a equipe esteve bem em campo, mas de onde eu estava sentado não conseguia vê-los muito bem (mas ouvia seus cantos).
Após um primeiro tempo fraco, com o Sporting até melhor em campo, o que causou nervosismo entre os torcedores do Benfica a minha volta, a equipe da casa voltou com tudo para a segunda etapa e não demorou muito para marcar: primeiro com Cardoso e depois com um golaço de Aimar que garantiu a vitória. Agora o Benfica está praticamente com as mãos no título,  seis pontos a frente do segundo colocado (Braga) e restando apenas quatro rodadas.
Anúncios

10 Respostas para “Benfica x Sporting (Campeonato Português 09/10)

  1. então e o meu Braga, não foste ver a leiria?
    tou curioso 🙂

  2. Não teve jeito. Tive aula sábado o dia todo e era muito $$$ para pagar sozinho de gasolina e portagem… Mas pelas fotos e vídeos que vi foi muito bom e grande presença dos adeptos!

  3. Sim, muitos adeptos braguistas e muito apoio durante os 90 min. Um verdadeiro exemplo de amor e dedicação a um clube.
    Lamentável só o corpo de intervenção, que à conta do abuso do poder causou muita confusão e alguns feridos.
    Teria sido um bom jogo para ires ver, mais pelo ambiente 😉

  4. Na minha vizinhança aqui em Brasília tem uma porrada de africanos benfiquistas ( falando sério ),,,se o slb for campeão esses caras vão ficar bem animados, hahaha, de vez em quando vou a umas festinhas deles, lá pelas tantas já bem alcolizado já fui inventar uma vez por pura graça gritar “porto!” só pra provoca-los e quase tomei uma garrafada na cabeça e ainda apareceu um louco furioso me berrando que porto é m3rd@ e sei lá mais o que, hahahahahahaha….mas enfim,,,como sou Atleticano e sei que o dono do blogue é cruzeirense, não deixo de tirar um sarro desejando uma boa final GALO X HYPATINGA na final do mineiro, kkkkk, abraços =)

  5. Queria dar te os parabens pelo grande blog que estás a desenvolver.É para mim um prazer ler as tuas reportagens dos jogos que presencias te.
    Só tenho pena que alguns jogos devido a variadas condicionantes não tenham tido um ambiente tao bom como o normal, como é o caso do belenenses porto, do porto maritimo tava pouca gente nos ultras da casa, no braga guimaraes em que a hora do jogo levou pouca gente ao estadio.
    Se conseguires vai ver o porto benfica, que deve ser dos poucos ate ao final do campeonato quue vale a pena ir ver..

  6. Charlinho: Eu já reparei que a maioria dos imigrantes africanos aqui em Lisboa (e há muitos) torcem pro Benfica. Imagino a bagunça que fazem aí em brasilia quando o Benfica ganha. Eu tb curto zoar meus amigos benfiquistas falando que gosto do Porto pra ver a reação deles haha

    Sobre seu time, passaram sufoco ontem, mas a final deve ser como sempre… Cruzeiro x Atletico. Será que teremos outro 5×0 pra manter a tradição dos ultimos anos?

  7. Andres: muito obrigado pelos elogios e comentário. Comecei isso aqui sem expectativa nenhuma, como um “diário” dos jogos que acompanho para os amigos … É muito bom ver que as pessoas se identificam e gostam do que escrevo. É para aqueles que gostam do futebol e mais do que isso, ir aos estádios, independentemente de quem esteja jogando.

    Realmente alguns jogos deixaram a desejar em alguns fatores, mas no geral tenho gostado bastante. Esse porto x benfica da penultima rodada seria bom, mas acho que ate lá o benfica já será campeão e os adeptos do Porto não deverão comparecer em peso, não?

  8. Sim, és capaz de ter razao, mas será um jogo interessante de qualquer forma, se o estádio não encher ficará perto disso, e de certeza que as claques tanto do porto como do benfica estarão em bom número.
    Eu partilho a mesma paixão que tu de ir aos jogos, ver o futebol no campo, e o ambiente que se gera a volta do relvado que é único de cada estádio.
    Mesmo que nao continues em Portugal, espero que dês seguimento a este blog porque podes crer que já tem muitos leitores e apreciadores.

  9. Andres: O blog continua, no próximo semestre vou viver em Madrid e seguirei com os relatos. Ainda há coisa antiga pra postar tb.

  10. Boas. Dizes que viste torcedores do Sporting no meio da Claque do Benfica, digo-te que ou viste mal, ou simplesmente viste uma família com membros que defendam cores diferentes. O Benfica – Sporting é o maior derby em Portugal e a rivalidade também das maiores em Portugal, as claques não têm qualquer tipo de ligação e têm sim uma enorme rivalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s